quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Princesa Urbana


Logo cedo no meu reino o dia é inventado.
Muito cedo o som do despertador rasga o silêncio da manhã e me chama para a vida.
Eu, obediente, me permito abrir os olhos devagar. Desprendo-me do sonho real.
Faço manha para os meus lençóis... Estico-me e acordo cada parte de mim.
Do alto da minha torre, posso ver o sol e o seu calor passa a ser o meu motivo.
Tomo um banho gostoso... Óleo de amêndoas doces, cheiro de jardim florido.
Jeans, All Star, make up.
Dou uma olhada no espelho.
Não... Hoje não vou usar minha coroa de princesa... Nem grinalda... Nem enfeite.
Hoje, como ontem, como todos aqueles ontens, serei simples.
Na minha simplicidade encontro minha beleza. Minha realeza.
Espelho, espelho meu! Existe alguém mais princesa do que eu? Não.
Não existe. Fato.
A rua me chama. Obedeço. Sou engolida por ela.
Seu cinza me encanta! Como é poético o cinza urbano... É acolhedor! É maravilhoso.
[...]
Carruagem coletiva a caminho do ofício.
Fone nos ouvidos, sons que me tiram da órbita... Eu apenas observo os transeuntes.
Engraçado como todos os rostos nas ruas são tão previsíveis. Cada expressão, cada nariz, cada gesto... Reconheço todos no meu reino, sem conhecer de fato. Invento suas vidas no meu pensamento...
Com a generosidade de alteza que me cabe, distribuo sorrisos por onde passo...
[...]
Chego ao local do ofício e exerço bem a minha função... Passo manhãs e tardes em meio a números mágicos que de certo modo me dignificam...
Olho a plebe pelas calçadas na hora do banquete. Me dói alguns meninos... Pequenos príncipes abandonados virando sapos, virando ratos... Vivendo num sub-reino que a realeza finge não existir. Mas é real... Nem sequer é cenário de algum conto de fadas...
Evito aqueles olhares... Eles me causam remorso, por algum motivo...
[...]
A tarde surge encantada... As horas escorrem pelas paredes, o tempo voa em sua sabedoria infinita...
Há cansaço. Não há suor porque princesas não suam...
Risadas, pausas, café para recobrar as forças!
(Um segredo de princesa: Há uma felicidade escondida no café das cinco)
Pouco a pouco, me dou conta que a minha realidade existe entre os sonhos... Os meus, e os dos meus... Porque acolho aqueles que comigo passam suas horas bem embaixo de minhas asas...
[...]
Num instante a escuridão invade o reino e tudo o que eu quero é estar de volta ao meu palácio...
Mais uma vez, a carruagem coletiva é o meu transporte (embora, neste momento sempre anseio por um tapete mágico... Daqueles que voam... Mas como disse, sou princesa e não fada. Não tenho poderes... Ainda não.)
Mas o barulho dos carros faz meu coração acelerar! Sinto uma ansiedade, uma agitação interna como se o mundo estivesse por um fio! Como se a menina do circo, andasse na corda bamba sem a rede de proteção... Eu gosto um tanto dos sinais de transito e suas luzes...
Ao longe vejo morros e colinas, cobertos por luzinhas... É tão melódico! Tão artístico...
Sinto de perto a essência das coisas... As pessoas por um triz.
A vida, sendo vivida no escuro.
A noite me faz bem... Seus mistérios e seu azul marinho... Tudo muito excitante.
[...]
Chego ao meu palácio e uma saudade louca me invade o peito... Ele queima de amor.
Ligo para o meu príncipe e uma paz verdadeira toma conta de mim... Ele é meu vício bom...
Nossa história tem sido escrita com tanto carinho, com tanto amor, que já posso ouvir os acordes do final feliz!
Após o afago da voz de meu príncipe encantado e imperfeito, tomo um banho gostoso... Óleo de amêndoas doces, cheiro de jardim florido.
Roupas leves e alvas para o corpo se sentir amado...
Não possuo bola de cristal, mas duas telas me divertem um pouco... Fazem as vezes de um bobo da corte! Numa vejo a vida inventada. Noutra vejo a vida do jeito que as pessoas do reino gostariam que ela fosse.
Em ambas as telas, tudo é muito fictício... As pessoas são um tanto plásticas... Pouca gente tem coragem de ser o que é.
Pouca gente tem coragem de ser.
Perco tempo. Ganho rugas. Passo cremes.
Sinto o tempo...
Espelho, espelho meu! Existe alguém mais princesa do que eu? Não.
Não existe. Fato.
[...]
Do alto da minha torre, posso ver a lua e o seu prateado passa a ser a minha inspiração. O meu objetivo.
Eu sinto vontade de celebrar a vida.
[...]
Como uma bela adormecida, o sono lança em mim o seu feitiço e eu busco aconchego em meus lençóis...
Como anjo em nuvem, adormeço.
Há uma entrega verídica ao mundo dos sonhos, onde a magia rege a vida real.
Todo o meu reino dorme comigo. Todo o meu reino sonha comigo...
Todo o meu reino conta minha história...
E por fim, só uma frase ecoa no espaço...

“E viveram felizes para sempre”

Milla Borges

18 comentários:

  1. ohhh que saudadessss
    também eu me ausentei, e agora adorei te ler como sempre
    beijo grande princesa

    ResponderExcluir
  2. bons sonhos nessa doce almofada!
    cuidado para não a comer durante
    o sono, não é algodão doce ainda eheheh

    ResponderExcluir
  3. Nada como acordar pela manhã, olhar no espelho, perceber o visível inchaço dos olhos,o tão notorio descabelamento e ainda sim, se sentir bela...
    Beijos doces... vc faz jus ao titulo "FABRICANTE DE SONHOS"...
    Permita-me adentrar nessa fabrica?!?

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, vc é perfeita com suas palavras!
    me faz viajar, confesso que quando comecei a ler estava triste por problemas particulares q vem afetando minha vida, mas ao desenrolar do texto, me sinto viajando em suas palavras, me senti como se eu fosse um narrador de um conto de fadas, assistindo todo este dia de princesa.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  5. Olá querida, parabéns pela postagem
    Beijos, ótima sexta-feira a vc
    Milla eu abrir um twitter se vc quiser me seguir esteja a vontade
    http://twitter.com/Historia/Rute

    ResponderExcluir
  6. ops-http://twitter.com/HistoriaRute

    esse é o certo

    ResponderExcluir
  7. Minha princesa...

    Adorei o texto...

    É um retrato real do cotidiano, tão cruel tantas vezes, em uma moldura suave e doce. Onde vc é princesa de seu próprio mundo.

    Com essas suas palavras temos a perfeita noção do qt vc é linda! Sua descrição mostra como a vida pode ser vista de uma outra maneira... mesmo com todas as dificuldades a vida é bela pq ela é intensa!

    E vc é intensa!

    Eu te amo muito, meu amor, meu orgulho!

    Beijoooos

    ResponderExcluir
  8. Oi Mila. Que bom lr um novo texto ! Estava com saudades da sua poesia.

    Princesa urbana é um bom retrato. Já fui um dia, princesa de amêndoa doce. Hoje passo semana sim, outra não. Menino correndo ao redor querendo atenção.

    Aproveita teu reino, depois reinventa, mas esse reino de agora é uno. Faça dele eterno em suas lembranças de vida bem vivida!

    Beijo grande,

    ResponderExcluir
  9. Oi Mi,

    Não sei se vc é adepta a prêmios, mas te indiquei para o Prêmio Dardos. Passa lá no meu blog. Um abraço,

    ResponderExcluir
  10. Nossa!
    Parabéns pelas palavras...me fizeram viajar tbm.É muito gostoso de ler, porque além de serem sutis e doces, estão ligadas a fatores do cotidiano que conhecemos muito bem. Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. nossa que coisa mais linda !é as vezes ´precisamos acreditar que façamos nossos contos de fada e lutar pra quer eles sejam realidade ; e pra que outros também possam fazer parte deste sonho !

    ResponderExcluir
  12. Que lindooo...O melhor cotidiano escrito que já li parabéns!!!E como me identifico com as coisas que você escreve, e a forma como você escreve =D.
    Vim agradecer sua última visitinha ao meu blog,já faz um tempinho rs,mas sempre que entro e leio faço questão de vir responder e ler as coisas que você escreve,mesmo que eu demore pra ver rs,ahhh visitei o seu novo espaço como você fez o convite ,e adoreiii.

    Mas e você como está?...espero que bem.

    Beijoss..
    Daya

    ResponderExcluir
  13. Não sabia que o barulho dos carros podia acelerar o coração de princesas... também, não conheço princesas, ou melhor, não conhecia, fiz contato neste texto, com a mais criativa de todas, você! Linda a trama criada para descrever um cotidiano tão prosaico, uma belezura! Você é uma danadinha,tem talento pra caramba, calma que o seu dia chega, Princesa Urbana,rsrsrs..
    Beijos coroados.
    Tia.

    ResponderExcluir
  14. Me senti uma princesa lendo seu texto. Ele nos leva além da rotina. Bem que poderíamos todos ver a vida assim, de outra forma. Mais leve, mais bonita. Sentirmo-nos princesas nesse mundo cão. :)

    ResponderExcluir
  15. ' Milaa minha lindxaa...
    Ain texto lindxoo, tô sem palavras, vc tem um dom q nem sei o q explicar, sabe se expressar divinamente, vc sabe q sou sua fã né?!
    Saudades de vir aqui, voltei depois de algum tempo sem postar, depois passa lá no meu cantinho ok?!
    Fica com Deus sempree\\*
    bjoo's

    ;♥

    ResponderExcluir
  16. Lindo! Que gostoso é o seu jeito doce e real de ver a vida real!
    Me senti tão súdita, tão parte, tão feliz, tão encantada!
    Obrigada por trazer tanta metáfora a um texto tão denso! :)
    Maravilhoso, Milla! Sou sua fã! ;]

    ResponderExcluir
  17. muito obrigada por seu comentário ... deixei para vc uma resposta dele ! vou procurar ler mais seu blog ... para mim ele é de muitissimo valor e palavras perfeitamente escritas ... ñ esqueça desse nosso mundo onde podemos tranformar as coisas ... A literatura.
    bjão Aluninha!

    ResponderExcluir

Deixe aqui um pedacinho do seu sonho...
Obrigada!